sábado, 6 de junho de 2009

BAtalha Naval

Apresentação da proposta

Pensando em uma maneira mais lúdica para ensinar “Sistema cartesiano ortogonal de coordenadas”, introduzimos o jogo da batalha naval. O grupo-classe deverá estar formado por duplas (pares) a fim de que possam jogar, depois de uma breve explicação de como é o jogo.
Através do jogo os alunos poderão construir o conceito de par ordenado e plano cartesiano, atingindo a proposta de reorientação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio de janeiro, onde o aluno deverá adquirir conhecimentos que possa aplicá-los no seu dia a dia.
O ensino de coordenadas no plano está na nova reestrutura curricular situada no campo algébrico – simbólico para os alunos do 1º ano do ensino médio, com dois tempos de aula de 50 minutos cada.

Proposta de trabalho

Tema: Sistema cartesiano ortogonal de coordenadas.

1º Momento: Jogo – Batalha Naval
1º Passo: Ensinar as regras do jogo (Para conhecê-las pode-se acessar o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_naval_(jogo) )
2º Passo: Formação de duplas
3º Passo: Determinação do tempo de partida – 10 min.

2º Momento: Apresentação do assunto
1º Passo: Relacionar o jogo com as coordenadas cartesianas
2º Passo: Construir a definição de coordenadas com os alunos.
3ºPasso: Marcação dos pares ordenados no papel milimetrado. Esses pares serão
construídos a partir dos pares do jogo.


Subsídios para o Professor

• O objetivo da proposta é levar o aluno a conhecer o Sistema Cartesiano Ortogonal através do jogo “Batalha Naval”;
• Está direcionado para aplicação em alunos da 1ª série do ensino médio, mas pode ser adaptado para a 7ª série do ensino fundamental;
• A aplicação se dará em dois tempos de aula com 50 minutos cada;
• Para aplicação do jogo “Batalha Naval”, separar a turma em duplas, entregar uma cartela para cada um, propondo aos alunos o preenchimento os quadrinhos referentes às suas embarcações, em seguida iniciar a orientação, começando o jogo, em cada dupla, após 10 minutos de todas as duplas terem iniciado, interromper o jogo, limitando-se apenas em tirar dúvidas possíveis dos alunos.

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